sábado, 17 de março de 2012

quanto custa a nossa atenção? o valor dos nossos olhos pode ter o preço da nossa perdição, o desvalor dos nossos olhos pode supervalorizar a nossa opressão. Quais sinais estarão agora postos como setas de possíveis caminhos? O flaneur foi subornado por antigas contas do padrão, pelo desejo do patrão de domesticar potros, perdeu a manha de não despertar a fúria da vigilância e punição. Ele agora é vigiado a ser banido tal um componente indesejado do que caiu no chão. Esta metrópole do Nordeste não convida a nela banhar-se com os olhos desejantes de novas paisagens. O velho vai cristalizando rotas de fuga da visão, impelindo a cabisbaixar e a curvar-nos sobre o excesso de tudo o que é considerado lixo. A curvatura proíbe o olhar, a curvatura vitimiza,a ver os usuários do crack estrutural das cidades maniacamente catando, buscando pelo chão promessas e perspectivas de aplacar a fissura. Buscar não como meio de estruturar caminhos, buscar como mineradores cavando galerias subterrâneas a procura do que escolheram como pedra preciosa. A pedra de eleição. Quando digo "excesso de tudo que é considerado lixo" comento sim uma redundância - o lixo é o que excedeu, o que não serviu ao processo, à produção.

A doença provocada pelo crack estrutural da cidade é, dentre tantas outras, a própria epidemia do crack. A epidemia do crack é uma doença do olhar, de como olhamos a cidade, o coletivo. A doença do crack é um sintoma da negação do olhar, digo o olhar como experiência e diálogo com o que nos é diferente, externo e excêntrico.

Um comentário:

Ernesto Ribeiro disse...

cumentando no MSM --- parte 3:



Qual é a única Direita do mundo que em pleno século 21 ainda deseja um Estado Religioso (e portanto o fim da liberdade de pensamento) e apóia a Inquisição, a Caça as Bruxas e a perseguição aos hereges?


Resposta: a mesma direita que não consegue eleger nem um vereador. Que é motivo de risos até entre os outros conservadores. Que é rejeitada até pelo Vaticano. Que cabe inteirinha dentro de um hospício.
A direita mais desprezível do planeta.





Eu sempre disse que o que mais fode o Movimento Conservador Brasileiro não é a Esquerda;
é o fanatismo totalitário católico. Enquanto houver gente assim queimando o filme da direita inteira, será ZERO chances de algum dia podermos derrotar os comunas. A hegemonia da Esquerda Gramsciana não é a causa; é a conseqüência lógica disso.




Você acha que alguma pessoa normal ia querer votar em gente como vocês? Numa eleição presidencial cujo segundo turno fosse disputado entre Dilma Rousseff e Nivaldo Cordeiro (ou pelo Tomás de Aquino, ou o Zé Tiago) até eu ia preferir votar no PT. Quase TODOS os conservadores brasileiros iam preferir um milhão de vezes os petralhas do que os saudosistas da Inquisição. E não apenas os conservadores ateus ou protestantes. A maioria dos católicos também. Afinal, foram eles que elegeram o Lula. E o reelegeram.



Imagino se um de vocês carolas do Mídia Sem Máscara for ao Vaticano falar com o Papa e repetir o que dizem por aqui:



"Santidade, eu defendo a Inquisição, a Caça ás Bruxas, a fogueira e o castigo capital aos hereges. Sei que a Idade Média foi um período de verdadeira liberdade. Que o Renascimento foi apenas paganismo; que a Reforma Protestante é a revolta contra Deus que levou ao Comunismo e ao Nazismo; que o Protestantismo é uma religião satânica; e que o Iluminismo foi puro satanismo, com aquelas idéias de Direitos Humanos contra o Direito Divino. E sei que foi a Inquisição que inventou o direito de defesa."



Diga isso e o Santo Padre vai olhar nos teus olhos e fazer a pergunta crucial:


"De que hospício você escapou?"


"Da Escolinha do Professor Olavo. E do Nivaldo Cordeiro."


"Só podia ser do Brasil. A Direita mais imprestável do planeta. Não é á toa que vocês não conseguem eleger nem síndico de prédio."